Um dia desses um amigo me perguntou: Qual é melhor, construir a casa própria ou comprar o imóvel pronto? É muito comum ouvir essa dúvida daqueles que sonham com a casa própria.
Acredito que essa escolha depende da sua situação financeira e de planos e projetos futuros. Mas como esses fatores podem mudar de acordo com suas necessidades te convido a discutir algumas vantagens de cada opção.
Vejo como principal vantagem, na construção da casa própria,
a possibilidade da construção ser feita aos poucos. Beneficiando aqueles que teriam dificuldades para comprar um imóvel a vista ou em obter/arcar com um financiamento imobiliário.
Outra grande vantagem na construção da casa própria consiste na possibilidade de se desenhar a planta de sua futura residência. Algo que não é possível ao comprar o imóvel pronto.
O mais importante para quem opta por construir a própria residência é saber como economizar na construção do seu imóvel. E aquele que possue reservas financeiras “em mãos”, e que pretende investir tais reservas durante a construção, outro cuidado importante consiste em priorizar investimentos em renda fixa ou poupança ao invés de renda variável como ações. Já que se pode precisar desse dinheiro no curto prazo devendo, portanto, evitar riscos.
A compra do imóvel pronto apresenta como uma grande vantagem o ganho de tempo. Uma vez que você não tem que gastar meses ou anos com construção. Sem contar o desgaste mental de arcar com todos os detalhes ligados a obra, como contratação de profissional, pesquisa de preço, balanço financeiro dentre outros.
Outro ponto positivo é o fato de que a compra de uma casa/apartamento pronto não envolve também a compra de um lote. O que envolve certa burocracia e que contribui para o aumento do gasto de tempo, necessário para estar com imóvel em condições.
Mas quem deseja comprar um imóvel construído não estará isento de trabalho. Este deve tomar alguns cuidados básicos ao se comprar imóveis. Que vão desde a contratação de um engenheiro, para verificar as condições da construção até o cuidado de consultar em cartório a situação do imóvel.
Lembre-se na aquisição ou construção do imóvel seu e de sua família todo cuidado e carinho é pouco. Não exite em procurar a melhor forma de fazê-lo.
Leia também:
Como economizar na construção de um imóvel?
A compra da casa própria é considerado investimento?
Como pagar a faculdade do seu filho com cinco reais por dia?
Como é formado o preço das ações?