August 2012

Como se ganha dinheiro investindo em ações

Com certa frequência vemos notícias e reportagens de pessoa que fizeram fortuna ao longo do tempo investindo em ações ou que enriqueceram do dia para a noite após aplicar uma pequena quantia em uma determinada empresa. Dessa forma você pode se perguntar: como se ganha dinheiro investindo em ações? É possível ficar rico investindo nelas?

Basicamente existem duas formas de se ganhar dinheiro investindo em ações. A primeira delas consiste na distribuição dos lucros através de dividendos ou juros sobre capital próprio. E a segunda acontece por meio
da venda das ações quando estas se valorizam, gerando lucros para o investidor.

Dividendos e juros sobre capital próprio são devidos aos acionistas quando as empresas apresentam lucro em determinado período. No Brasil a lei obriga a distribuir no mínimo 25% do lucro obtido.

A diferença entre ambas as formas é que no caso dos dividendos, antes de pagá-los, as empresas já tiveram o lucro tributado e no caso de juros sobre capital próprio, isso ainda não aconteceu. Isso significa que nesse caso o pagamento de imposto é responsabilidade do acionista, que é tributado em 15% de imposto de renda, retido na fonte.

Quando a distribuição dos lucros é feita através da conversão em ações distribuídas aos acionistas, dá-se o nome de bonificações. Em todos os casos os lucros são obtidos proporcionalmente a quantidade de ações detidas pelo investidor.

Empresas que pagam constantes e altos dividendos são as preferidas de quem pretende fazer poupança ou investir a longo prazo. Isso por que grande parte do lucro acumulado será arrecadado por meio dos dividendos recebidos ao longo dos anos.

Vender com lucros é a segunda forma na qual se ganha dinheiro  investindo em ações. Para tal, o investidor deve selecionar empresas com potencial de crescimento dentro do período de investimento  e escolher um bom momento para fazê-lo.

Apesar de ser comum lucrar com a valorização das ações, essa não é a única preocupação dos investidores de longo prazo que, geralmente, levam muito em conta a política de dividendos da empresa. O mesmo não é válido para investidores de curto prazo e muito menos para os de curtíssimo prazo.

Estes últimos compram e vendem ações no mesmo dia, fazendo o que se chama day-trade. Sendo assim, para tais perfis de investidores, a possível valorização das ações é o fator principal a ser considerado para ganhar dinheiro investindo ou melhor especulando na bolsa de valores.

Muitos investidores famosos, dentre eles o guru dos investimentos Warren Buffet, defendem a opinião de que o mais inteligente é investir a longo prazo com base em análises fundamentalistas. Apesar disso, existem muitas pessoas que divergem dessa opinião e ganham a vida negociando ativos no curto prazo, valendo-se de softwares estatísticos e análises técnicas.

Porém, ultimamente têm-se surgido muitos livros e opiniões defendendo o entrelaçamento das estratégias, com o fim de obter melhores resultados. Cabe a você leitor, avaliar as formas de obter lucro investindo em ações e escolher a melhor estratégia para alcançar tal objetivo.

O que são Títulos Públicos

Títulos públicos são títulos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional oferecidos aos investidores como forma do governo arrecadar recursos financeiros para financiar a dívida pública, bem como investimentos em setores como saúde, infraestrutura, educação e ect.

A compra de títulos públicos pelos investidores funciona como
um empréstimo, onde o governo paga os juros pelo capital arrecadado junto a eles. Sendo assim, os títulos públicos estão para o governo assim como os debentures estão para as empresas e o CDB para os bancos.

Antigamente os títulos públicos federais só podiam ser adquiridos por pessoas físicas por meio de cotas de fundo de investimento, hoje através da ferramenta Tesouro Direto, pode-se comprar títulos diretamente, sem a necessidade de um intermediador e com investimento mínimo de aproximadamente R$100,00 reais.(saiba mais em:Tesouro Direto)

Os Títulos Públicos Federais são divididos em três tipos: LFT-Letra Financeira do Tesouro, LTN-Letra do Tesouro Nacional e NTN-Nota do Tesouro Nacional. Este último divide-se em NTN-C, NTN-B e NTN-B principal. Cada um deles possui suas características próprias.(saiba mais em: tipos de títulos públicos)

Como o dinheiro é emprestado ao governo, o risco do investimento está ligado a diretamente a possibilidade do país falir. Dessa forma, o investimento em títulos públicos pode ser e é considerado, em geral, como o investimento mais seguro disponível no mercado financeiro, mais seguro inclusive do que a poupança, ao contrário do que muitos pensam.

Scroll to Top