Tesouro Direto
O que é?
Tesouro Direto é uma plataforma do governo, disponibilizada pelo tesouro nacional, que possibilita a aquisição de títulos públicos por pessoas físicas diretamente pela internet.
Antes da criação do Tesouro Direto no ano de 2002, os pequenos investidores só podiam comprar títulos públicos federais indiretamente por meio de cotas de fundos de investimentos.
Hoje
não só se pode comprar diretamente os títulos públicos, como também é possível fazê-lo com valor inicial abaixo de R$ 100. O que proporciona aos pequenos investidores acesso a este tipo de investimento.
Quem pode comprar?
Para comprar títulos públicos via Tesouro Direto, basta possuir CPF, residir no território brasileiro e ter uma conta corrente em alguma instituição bancária.
Como?
Para começar a investir o poupador deve acessar o site do Tesouro Direto, fazer seu cadastro, enviar a documentação necessária pelo correio ao endereço informado e aguardar a senha de acesso, que é enviada por e-mail.
É preciso também escolher um agente de custódia, que pode ser seu próprio banco, caso este possua permissão para atuar no Tesouro Direto. A lista dos agentes de custódia autorizados para atuar no Tesouro Direto encontra-se no site do programa. Após estar habilitado você receberá sua senha de acesso e estará pronto para investir em títulos públicos.
Produtos
Dentre os títulos públicos disponíveis para compra pela internet encontra-se:
- NTN-B e NTN-B Principal: que são títulos indexados a inflação medida pelo IPCA e que garantem rendimento real sempre acima da inflação.
- LFT: são indexados a taxa básica de juros da economia, medida pela SELIC.
- LTN e NTN-F: são títulos pré-fixados, ou seja, o investidor sabe exatamente quanto irá ter de rentabilidade na hora em que investe.
(saiba mais em: Quais são os tipos de títulos públicos?)
Os títulos públicos federais são considerados um dos melhores investimentos em renda fixa disponível no mercado. Isso se deve a segurança do investimento e ao fato de possuir boa liquidez. Sendo liquidez é garantida pelo próprio Tesouro Nacional, que recompra todas às quartas feiras os títulos pelo seu valor de mercado.
Outro ponto a favor encontra-se na boa rentabilidade dos títulos públicos, comparado a outros produtos de renda fixa, e por sempre manter lucro superior ao da poupança. O que incentiva a compra de títulos por pessoas mesmo que inexperientes e por aqueles com poucos recursos financeiros.
Para tal, o site do tesouro oferece uma série de recursos, como um curso virtual, explicando detalhadamente todas as questões envolvidas na compra e venda de títulos, que vão desde o esclarecimento do que são os títulos públicos até assuntos mais avançados como o efeito da inflação no investimentos.
Além disso há um simulador feito com a finalidade de proporcionar o investidor a possibilidade de saber quanto tempo e dinheiro terá que investir para conquistar seus objetivos. Para usar a ferramenta basta fazer um simples cadastro.