O que é renda fixa?

O que é renda fixa?

Renda fixa nada mais é do que a percepção de rendimentos constantes e pouco variáveis. Sendo assim até mesmo o salário de um trabalhador pode ser considerado renda fixa. No campo financeiro a renda fixa é o tipo de investimento no qual o investidor sabe na hora em que investe quanto irá ter de taxa de rentabilidade ou a qual índice tal rentabilidade estará associada.

O grande atrativo da renda fixa e
uma de suas características marcantes é a segurança proporcionada por esse tipo de investimento. Isso por que o risco do investimento, reside na possibilidade da instituição envolvida quebrar ou não pagar os juros devidos. No entanto as instituições envolvidas em geral são empresas privadas e o governo no caso de títulos de renda fixa e grandes bancos quando se refere a poupança e aos CDBs.

Além disso o fundo garantidor de crédito garante por CPF ou CNPJ até 60.000R$ aplicado em investimentos como: caderneta de poupança, CDBs e títulos públicos como Letras Hipotecárias e Letras de Cambio. No caso de recursos aplicados na caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal o total investido é garantido pela união conforme decreto lei.

Outra característica marcante da renda fixa é a pouca rentabilidade e a pouca variação quando comparada com a renda variável, que pode oscilar entre grandes percas, mas também grandes ganhos. A rentabilidade da renda fixa gira em torno da taxa Selic que é o índice que mede quanto se pode ganhar no país sem correr riscos. Atualmente em torno de aproximadamente 11% ao ano.

Em razão da previsibilidade e da segurança proporcionada pela renda fixa, investimentos como os títulos públicos, a poupança e os CDBs, juntos formam o conjunto de investimentos mais populares do mercado de capitais. Ideal para aqueles investidores mais conservadores que desejam ver seu dinheiro se multiplicar com segurança e com o mínimo de risco.

No entanto mesmo os investidores mais arrojados, jovens e com coragem e disposição para correr riscos, devem usufruir dos benefícios proporcionados pela renda fixa. Alocando pelo menos uma pequena parte dos seus recursos nesse tipo de investimento.

Com uma estratégia inteligente de investimentos, o investidor independentemente do seu perfil, pode usar a renda fixa como forma de balanceamento e diversificação da sua carteira e como porto seguro nos momentos de crise ou de turbulência que afetam a renda variável.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top