Reduza em 98% o risco de falência em seu negócio próprio
Reduza em 98% o risco de falência em seu negócio próprio
A elaboração de um bom planejamento e de uma boa estratégia de negócios é sem dúvida essencial para o sucesso de um empreendimento. Isso todo mundo sabe. O que as pessoas não sabem é que o risco de falência para quem se preparou por apenas 5 meses é 98% maior do que para quem gastou mais de um ano se preparando para abrir sua empresa.
Isso é o que diz um estudo publicado pela revista de administração de São Paulo (Rausp). Que analisou 1.961 empresas em SP de 1999 a 2003. Pressupõem-se que motivos não faltam para justificar o fato de uma boa preparação reduzir tanto a probabilidade de falência.
1. Estar melhor capacitado para atuar como gestor do seu negócio próprio
Quando o futuro empresário se prepara melhor para atuar como gestor do seu negócio próprio. Ele acaba acertando mais no início da vida do empreendimento que é o momento mais sensível. Caso contrário terá que suprir o déficit de conhecimento prévio atuando na prática. O que pode ocasionar mais erros ou levar a danos irreversíveis.
2. Treinar melhor os recursos humanos.
A falta de preparo dos seus funcionários pode fazer com que o seu negócio não ande de forma ordenada. Estar apto para atuar no setor e conhecer a estrutura e os objetivos da empresa é essencial para os funcionários e para o bom andamento da empresa. Sendo assim pode ser muito útil dedicar um pouco mais de tempo para treinar seus colaboradores ou buscar mão de obra já qualificada.
3. Visualizar melhor as oportunidades disponíveis
Lançar-se precocemente no setor pode fazer com que o empreendedor não visualize oportunidades disponíveis. Fazendo com que dessa forma perca a chance de fazer bons negócios. Portanto estudar melhor o setor antes de entrar nele pode levar-lhe a visualizar boas oportunidades não tão claras aos olhos dos precipitantes. E quem sabe descobrir antecipadamente uma boa oportunidade de negócio que pode mudar drasticamente os rumos que seu empreendimento irá tomar.
4. Conhecer melhor o seu produto ou serviço
Não conhecer com propriedade o material que irá se ofertar é o mesmo que estar com um pé no fracasso. Sendo assim o ideal é que se dedique o maior tempo possível a estudar o produto ou serviço que você vai colocar no mercado. Dessa forma, você saberá o que ele tem de diferencial competitivo e como ele poderá ser útil aos seus clientes. Além do mais o empreendedor conseguirá mais argumentos para convencer seu público.
Enfim, os benefícios de se preparar melhor são inúmeros e não param por ai. O empreendedor jamais deve subestimar o potencial de uma boa preparação. Portanto, esteja atento as oportunidades, prepare-se, e lembre, se possível por mais de um ano.