É comum a dúvida de como é formado o preço das ações, entre aqueles que se interessam em conhecer o mercado de renda variável. No entanto, a resposta é bem simples.
O preço das ações é formado de acordo com uma regra básica de mercado, sendo esta, a lei da oferta e da procura. Logo, quanto quanto maior a oferta menor será o preço e quanto menor, maior será o preço.
No mercado a vista (em tempo real), é possível visualizar o livro de ofertas pelo homebroker das corretoras. Nele consta as ofertas de venda e de compra das ações.
Lá as ofertas são organizadas de forma que a maior oferta de compra encontre a menor oferta de venda. Não sendo possível fechar o negócio por um preço de compra maior do que a menor oferta de venda.
Por exemplo: alguém está disposto a pagar 19,00 reais por cada ação da Vale e sua oferta é a maior, sendo assim ficará na frente da fila. Do outro lado, um dos detentores de ações desta empresa está disposto a verdê-las por 17,00 reais e sua oferta é a menor, ficando a frente das demais ofertas de venda.
Nesse caso a operação será realizada pelos envolvidos pelo valor de 17,00 reais por ação. Dessa forma, é formado a todo momento o preços das ações, durante o pregão. Servido como referência para o valor que o mercado atribui a cada papel naquele momento.