O que é renda variável?

O que é renda variável

Quando as pessoas ouvem a expressão renda variável a primeira coisa que vem a cabeça são ações. E elas não estão equivocadas, ações realmente são a mais famosa opção em renda variável, mas não a única.

Então qual é o conceito exato de renda variável e quais são as outras opções?

Renda variável é uma modalidade de investimento no qual não há como saber no momento da aplicação, a rentabilidade ou retorno que o investimento irá ter. Ao contrário da renda fixa onde é possível saber no momento da aplicação o valor exato de lucro. Ou ao menos a qual índice sua rentabilidade estará atrelada.

Outros exemplos de renda variável são: Commodities como ouro, moeda estrangeira, clubes e fundos de investimento dentre outros.

Por sua natureza, o preço dos ativos de renda variável oscilam a sabor do mercado. E são muito sensíveis aos movimentos da economia.

Outra característica dessa modalidade de investimento é o maior risco oferecido do que os investimentos em renda fixa. Por outro lado, em geral, oferecem maior retorno.

O que faz com que esse tipo de investimento não seja muito adequado a pessoas que não possuem certa tolerância a risco e a possíveis percas. Características não muito predominantes nos chamados investidores conservadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top