É muito comum ouvirmos coisas como, “quem compra terra não “, dentre tantas outras que demonstram o mito de que investir em imóveis é uma opção de investimento praticamente isenta de riscos.
Contudo, não é bem assim, como qualquer outro tipo de investimento, o investimento em imóveis é dotado de uma série de riscos e armadilhas. Dentre eles talvez o principal, consiste na desvalorização do imóveis.
Quem nunca ouviu histórias de pessoas que compraram um imóvel em uma área pouco desenvolvida e que de repente passou por um grande avanço comercial ou residencial. O que culminou em uma valorização além do esperado no momento da compra.
História desastrosas também são ouvidas, porém, nem tão lembradas quanto às outras. Motivos para que um imóvel perca seu valor existem aos montes, sendo que o principal risco é desconsiderá-los.
Podemos citar como exemplos a construção de uma fabrica ao redor do imóvel, risco de desapropriação para construção de obras públicas, construção de casas de show ou boates e etc. Tais exemplos deixa claro que não é isento de riscos investir em imóveis.
Liquidez
Outra grande desvantagem do investimento em imóveis consiste na liquidez. Sendo liquidez o potencial de converter um bem em dinheiro, podemos considerar um imóvel um bem de baixa liquidez.
O que significa que o pequeno investidor fica fragilizado caso passe por uma emergência e necessite converte um lote ou uma casa em dinheiro em pouco tempo. Por vezes quem passa por isso acaba vendendo o imóvel por um preço abaixo do justo para conseguir liquidar uma venda no curto prazo.
Sendo assim, liquidez não é problema para investidores qualificados que podem aguardar com paciência uma boa oportunidade de venda e que, geralmente, têm outros tipos de investimentos de onde podem tirar dinheiro em situações de emergência.
Para minimizar esse risco
Boons imobiliários