Fundo Criatec-Apoia novas ideias

Fundo criatec

O Criatec é um fundo de investimentos que aplica seus recursos em pequenas e médias empresas inclusive em estágio zero, com grande potencial de crescimento. O investimento de longo prazo é feito em empresas emergentes com ideias inovadoras.

É considerado o fundo de capital semente mais importante do Brasil. Possui R$ 100 milhões em capital para investir. As oportunidades alvo do Criatec são consideradas investimentos pouco atrativos para investidores tradicionais, o que faz do Criatec um fundo “único” em sua área de atuação (capital semente).

Origem e gestão

O Criatec foi criado em 2007 por iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), detentor de 80% dos aportes feitos no fundo. Os outros 20% ficam por conta do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) também público. Porém a gestão é feito por um consórcio composto pela Inseed Investimentos e pela Antera Gestão de Recursos. Inicialmente foi criado com prazo de funcionamento de 10 anos.

Como funciona?

O fundo Criatec aplica na empresa emergente, inicialmente até 1,5 milhões de reais e em troca passa a ser detentor de 25% a 40% da empresa. Após o primeiro investimento o Criatec pode investir mais 3,5 milhões de reais. Além de adquirir uma participação na empresa, o fundo passa também a influenciar na administração através da contratação de um gestor para as áreas administrativa e financeira.

Para Quem?

O Criatec é ideal para pesquisadores e empreendedores que tenha tecnologias nas fases de Pesquisa Finalizada ou Protótipo/Planta Piloto, com bom potencial de mercado, e que desejam abrir uma empresa para levá-las ao mercado. Essas tecnologias devem ter um grande diferencial e se proporem a resolver claramente um problema do mercado atual ou futuro, e que tenha relevância econômica.

Exigências

A exigência básica é que o produto ou serviço oferecido pela empresa seja de fato inovador, que não tenha nada parecido (similar) no mercado. O faturamento anual não pode ultrapassar 6 milhões de reais. E a empresa deve ser S.A. (sociedade anima), contudo se a empresa não estiver organizada dessa forma o fundo a ajuda a se tornar uma S.A. para receber o investimento.

Processo de seleção

O processo de seleção em geral pode durar de 3 a 6 meses dependendo da interação do empreendedor com a equipe do Criatec e consiste em 6 passos.

  1. O empreendedor preenche no site um formulário com o resumo da oportunidade dando ênfase no diferencial dela.
  2. O empreendedor tem uma conversa pessoal com a equipe Criatec de sua região para aprimorar o plano de negócios e elaborar um relatório de investimento.
  3. Finalização do plano de negócio e de investimento.
  4. Reunião interna entre os gestores do fundo.
  5. Negociação da estrutura societária, termo de investimento, diligência contábil/tributária/jurídica.
  6. Aprovação pelo Comitê de Investimentos do Criatec.

Se você é um empreendedor e tem uma grande e inovadora ideia, mas não tem dinheiro para torná-la realidade, o Criatec pode ser sua solução. O processo de seleção deve durar até o final de 2011.

http://fundocriatec.com.br/

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI246627-17171,00-TEM+DINHEIRO+DE+SOBRA+NO+CRIATEC.html

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top