Como investir em ações?
Quando nos interessamos em investir em bolsa de valores surge a dúvida: como fazer para investir em ações? Em razão disso tem-se surgido uma centena de livros dando dicas ou esclarecendo as formas de se investir no mercado acionário. Além de vários cursos, a distância via internet ou presenciais. Muitos deles dado inclusive por corretoras.
Há basicamente duas formas de se investir em ações
uma diretamente por meio de corretoras e outra indiretamente por meio de fundos de investimentos.
Quem optar por investir por meio de uma corretora de valores deverá selecionar dentre as várias alternativas disponíveis no mercado aquela que melhor se adeque as suas necessidades. Por exemplo, há corretoras que possuem ótimos planos para grandes investidores e outras que oferecem um ótimo suporte para os investidores iniciantes.
A corretora atua como instituição intermediadora das negociações de ativos financeiros, oferecendo suporte e acesso a vários serviços como HOME BROKER, Mobile Broker, carteira recomendada e relatórios de investimentos. (Saiba mais em: O que é uma corretora de valores?)
É muito comum que os bancos tenham suas próprias corretoras ou alguma ligada a eles. O que torna mais fácil o acesso ao investimento em bolsa de valores. Contudo, é muito conveniente que o investidor mantenha conta em mais de uma instituição que preste serviço de corretora. Um bom incentivo para isso é o fato de delas não cobrar taxas para que você permaneça cliente, além da vantagem de ter acesso a um número maior de recursos.
A segunda maneira e mais fácil de investir em ações consiste em investir por meio de fundos de investimento. Por sua simplicidade e pelo fato dos bancos geralmente oferecerem este produto financeiro, sem a necessidade de associação a uma corretora, os fundos de investimento costumam ser o primeiro contato de investidores com o mercado acionário.
Eles consistem em um condomínio onde cada investidor entra com uma parcela de recursos que é juntada aos recursos de outros investidores para que o montante seja investido em ações de empresas listadas em bolsa de valores ou em outros fundos de ações.
Os fundos de investimento tem seu patrimônio total dividido em cotas assim como as empresas S.A. são divididas em ações. Portanto, quem investe em um fundo de ações não compra diretamente ações, e sim cotas que representam participações de tudo aquilo que é investido pelo fundo. (Saiba mais em: Fundos de Investimento)
Por isso dizemos que o investimento em ações via fundos de investimento, é uma forma indireta de se “investir” em bolsa de valores.
Independente da forma que você escolher para investir em ações tenha sempre em mente que o investimento em renda variável é dotado de risco e de longo prazo. Portanto, não invista nesta opção uma quantia que você possa precisar no curto médio prazo. Caso queira investir uma quantia em dinheiro que possa precisar em um período curto opte por alternativas de investimento em renda fixa.
Lembre-se também de avaliar com cuidado as empresas ou os fundo que se deseja investir e de consultar a regularidade das instituições com as quais você lida nas reguladoras do mercado como a CVM, BM&F Bovespa, Banco Central e ect.