Investidores preferem fundos de renda fixa – portal exame

Uma dúvida comum que surge entre aqueles que iniciam no mundo dos investimentos é:  onde os ricos ou os investidores em geral colocam seu dinheiro? Uma coisa é certa isso muda muito de acordo com o tempo.

Pelo menos em 2011
no que diz respeito aos fundos de investimento, os mais preferidos dos investidores foram aqueles de renda fixa e não de renda variável. Este fenômeno muito tem a ver com queda da bolsa de valores brasileira no ano, que chegou a quase 20% no final de 2011.

Veja mais em uma reportagem publicada pelo portal exame:

Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/renda-fixa/noticias/investidores-preferem-fundos-de-renda-fixa

São Paulo – Além da fuga de mais de 27 mil investidores da bolsa de valores em 2011, outro número que mostra que preferência por aplicações mais seguras no ano passado foi divulgado hoje. Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os fundos de investimento de renda fixa foram os que mais captaram em 2011, com saldo líquido 80 bilhões de reais, o maior desde 2002.

O número, porém, foi influenciado por uma mudança que ocorreu durante o ano em uma categoria de fundos multimercados para renda fixa. Sem considerar os efeitos da mudança, a captação líquida de renda fixa teria sido de 52 bilhões de reais que, embora bem abaixo dos 80 bilhões de reais, ainda seria a maior captação entre os fundos de investimentos.

Os investidores também permaneceram distantes dos fundos de ações e mais tiraram dinheiro do que aplicaram. Os investimentos nessa categoria somaram 35,830 bilhões de reais em 2011, abaixo dos resgates, de 37,229 bilhões de reais, resultando numa captação negativa de 1,399 bilhão de reais.

A indústria brasileira como um todo teve captação líquida positiva em 2011, de 84,93 bilhões de reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima