O que é caderneta de poupança

Poupança

De todos os investimentos disponíveis no Brasil a caderneta de poupança de longe é o investimento mais popular. Alguns atribuem sua popularidade a sua grande simplicidade, e de fato não discordo. É a simplicidade da caderneta de poupança que faz dela a queridinha dos brasileiros, apesar de sua pouca rentabilidade.

A poupança foi criada pelo Decreto nº 2.723, de 12 de janeiro de 1861, que criou a Caixa Econômica inicialmente com o objetivo de arrecadar recursos das classes menos abastadas (segundo o site da Caixa).

Ela acaba funcionando como um convênio entre os bancos e o Banco Central. Como prova disso temos o fato de que a poupança é a mesma em todos os bancos. Ou seja, em qualquer banco que você abrir uma conta poupança as características serão as mesmas o que inclui a rentabilidade.

A rentabilidade da caderneta de poupança gira em torno de 5% mais TR, que é um índice que segue a variação média dos CDBs, menos um fator redutor estabelecido pelo Banco Central. Como disse no início, a rentabilidade da poupança (menos de 8% ao ano) é uma das piores do mercado de capitais. Ainda assim ela não deixa de ser vantajosa para grande parte das pessoas que insistem em investir suas economias na caderneta.
Dentre as vantagens da caderneta de poupança encontram-se:

Fácil acesso a pequenos poupadores ao contrário de outras opções como ações, que exige um pouco mais de burocracia e estudo.

Quem escolhe a poupança como investimento estará livre de IOF (imposto sobre operação financeira) e  imposto de renda. Investimento mínimo inicial baixo.

Com valor inicial abaixo de 100R$, qualquer um pode investir  na poupança ao contrário de outros tipos de investimentos que exigem um pouco, ou muito mais  recursos financeiros.

Ter garantido até 60.000 mil reais por cpf pelo FGC ( fundo garantidor de crédito) em caso de falência do banco. Salvo no caso da Caixa Econômica Federal onde a totalidade do investimento na poupança é garantido pela união por força de decreto-lei.

Sendo assim a caderneta de poupança é ideal para aqueles que possuem poucos recursos financeiros para aplicar, pretendem investir por pouco tempo, podem precisar do dinheiro investido no curto prazo e para aqueles que  possuem pouco ou nenhum conhecimento do mercado de capitais.

O único cuidado especial que se tem que ter quando se investe em poupança é não sacar os seus recursos financeiros antes da chamada data de aniversário, que é quando é depositado na conta os rendimentos do mês. Caso isso aconteça o poupador/investidor perderá todos os rendimentos do período. Para evitar tal incomodo basta deixa para sacar os seus recursos no dia útil posterior a data de aniversário.

Apesar das vantagens apresentadas acima, o amadurecimento da educação financeira do brasileiro tem levado a caderneta de poupança a perder espaço para outros tipos de investimentos mais rentáveis. O brasileiro cada vez mais tem buscado alternativas como títulos de renda fixa ou até mesmo ações para investir suas economias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>