O que são ações

O que são ações? Para entendermos o que elas são, precisamos saber que uma empresa pode se constituir de duas formas, ou sob a forma de uma sociedade por quotas com responsabilidade limitada (LTDA) ou na forma de uma sociedade anônima (S/A).

Algumas empresas optam por este último caso ( S.A). Neste tipo de constituição jurídica o capital social da empresa é dividido em ações, ou seja, o patrimônio total da organização é representado pela quantidade de ações distribuídas entre seus acionistas.

Por exemplo: se um dos sócios possui 20% da empresa “x”, e essa quantidade equivale a 1000 ações, isto significa que o patrimônio total da empresa é representado por 5000 ações (20 x 5= 100% ||1000 x 5= 5000/100%).

O fato de uma empresa estar organizada sob forma de sociedade anônima, não quer dizer que ela possui suas ações negociadas em bolsa. Quando isso ocorre dizemos que ela é uma empresa de capital aberto, o que acontece por meio do que se chama de “oferta pública de ações“, IPO em inglês.

Em tal procedimento as empresas emitem ações e as oferece aos investidores que ao comprá-las tornam-se automaticamente sócios delas. Logo, o dinheiro arrecadado com a venda dessas participações, ou seja, as ações, passa a integrar o capital social da empresa. Que pode ser usado para expansão, cumprimento de alguns projetos etc.

Sendo assim, o investidor que comprou parte da empresa por meio das ações no mercado primário, pode vendê-las a qualquer momento no mercado secundário ou usufruir dos seus direitos como acionista, conforme o tipo de ação que detêm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima